ESCOLA CATAVENTO - Arquitetura Escolar
- Nycholas Benaia Souza
- 16 de jan.
- 1 min de leitura

A Escola Catavento é um projeto sustentável implantado como modelo em estados e prefeituras do Brasil. O formato de “catavento” promove a circulação de ar, aumentando o conforto térmico interno e o uso adequado da iluminação natural.
Seu programa inclui 15 salas de aula, 2 laboratórios de informática, sala de música, sala de artes, sala de aula ambiental ao ar livre, biblioteca com sala de leitura, auditório, quadras poliesportivas, piscina, horta, estação de reciclagem, entre outras ações.

A cobertura vegetal e a cobertura branca reduzem as ilhas de calor, melhorando a sensação térmica. Essa mesma cobertura verde capta a água da chuva para ser reutilizada nos vasos sanitários, lavagem de pátio e irrigação de jardim.
Tais estratégias somadas geraram uma significativa redução no consumo de água potável e energia elétrica da escola.

Como o prédio é totalmente climatizado, foram utilizados sistemas com baixo consumo de energia e baixa manutenção, como: ar-condicionados “inverter”, placas fotovoltaicas e coletores solares. Em toda unidade as lâmpadas são LED, os pisos e forros são de cores claras, as janelas são baixas e de vãos grandes, facilitando o aproveitamento da iluminação natural. Além disso, diversos outros materiais empregados na escola são eficientes e certificados ambientalmente, como: madeira das portas, forros minerais, vidros verdes e tintas.
Comments